sábado, junho 17, 2006

Ser árbitro

Hoje ouvi, penso que pela 1ª vez, um desafio inteiro de futebol. Foi muito agradável chegar ao fim e ver que Portugal ganhou. Aqueles 11 jogadores conseguiram chegar à meta com êxito. Mas será que os outros 11 não se esforçaram também? Não tiveram sorte.
E agora já pensaram no difícil papel do árbitro? O ver a jogada, racicionar e julgar na hora, deve ser difícil. Será que ele não ficará com dúvidas? Será que ele não pensará se beneficiou alguma das equipas? Ou que prejudicou?
Pois eu também me considero, muitas vezes, um árbitro. Com a diferença que as equipas são minhas, pertencem-me por direito próprio. Não consigo separar a afectividade da crueza da realidade.
Queria, ainda, poder dizer às minhas meninas que os brinquedos são para todas e devem utilizá-los com igualdade.
Mas elas cresceram. São adultas e pensam por si próprias. Já não querem partilhar os brinquedos. Cada uma tem os seus que são seus por razão.
E o que faz uma mãe? Ouve, medita. dá razão às equipas e sofre no canto da vida. Procura no seu íntimo as palavras certas para dizer mas, não as encontra.. Procura no canto do seu coração as suas neninas pequeninas mas, já vê as uas meninas adultas.
Ser mãe é uma arte. E que difícil que é.
Uma vida inteira a aprender essa arte e, quando é preciso mostrar trabalho , ficamos perdidas na incerteza e na angústia.
E por quanto tempo?
Bons sonhos!

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lindo e real o teu texto. difícil ser mãe... ser professora... ajudamo-los a desenvolver as asas e de pois eles voam...

09:43  
Anonymous Anónimo said...

corrijo depois

09:43  
Blogger Mamaíta said...

Deve ser uma das tarefas mais dificil de uma mae, encontrar-se no meio de duas frentes, sem poder, nem querer, juntar-se a nenhuma delas, porque a outra também faz parte de nós... geralmente o melhor é ficar do lado de fora, como espectador, pode ser dificil, mas por vezes é certamente o mais apropriado... cada uma das frentes chegará a um consenso (pelo menos é o que esperamos) e ultrapassarao as dificuldades e nós, que ficamos apenas de fora, sem magoar uma nem outra, vamos entao ficar felizes por as frentes se terem unido novamente... pelo menos assim devia acontecer em todas as brigas familiares, como em todas as guerras por este mundo fora... Pois a vida, nao é um jogo de futebol, em que existe um árbitro para decidir ali no momento as disputas e as faltas... Por isso serao elas a resolver os seus problemas...
Nao sei se me fiz entender muito bem, mas entendi e muito bem o teu estado de espirito e as tuas dúvidas...
Beijinhos de apoio para superar esta situacao :)

12:54  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei que é dificil. Mas ser justo nunca foi fácil.

13:02  
Blogger Atena said...

Obrigada Ana a pelas tuas palavras. Gostava de entrar no teu
blog, mas não o encontro.. Se puderes e quiseres mandar a morada pelo M. agradeço.
Bjs

13:30  
Blogger Atena said...

Mamaita, fizeste-te entender mto bem.As minhas equipas vão-se entender, pode levar tempo, basta aparecer uma pequena ventania e logo elas formam uma barreira unida e forte. Obrigada pelas tuas palavras pois, sendo tu uma menina nova, tb és mãe.
Bons sonhos!

13:34  
Anonymous Anónimo said...

Sou ana mas não tenho blog. A ana do blog tem dois n , eu tenho vários às. já sabes quem é?

19:06  
Blogger Atena said...

Ana dos A: já sei quem és. Amanhã vou com a minha pequenina ao G.H. tirar o gesso(?) do braço. Tenho pena que não tenhas blog ma, podemos conversar pelo Messenger?

19:45  
Blogger Cigana do Mar said...

Ser justa e ser mãe é uma arte que tu sabes desempenhar mto bem. Mas infelizmente nem todos têm esse dom, o da justiça.
Kiss

21:17  

Enviar um comentário

<< Home