terça-feira, julho 17, 2012

Homenagem à tela de Mª Júlia Pacheco


Espelho meu, Há alguém mais bela que eu?
Nem o espelho me responde...
Realmente, olhando bem para mim, quem me quer? quem me assobia? Quem me sussurra um beijo?
E aqui está Maria, abatida, cabelo apanhado à pressa, vestido amarrotado, de alma partida. Curvando-se, vai deixando os seus joelhos tocarem o chão.
Bateu no fundo!
Porquê? Tem casa, tem marido, tem dois lindos filhos gémeos, tem emprego.
o tem atenção. Não tem amor.
Nos seus ouvidos ecoam as palavras do poeta, na sua poesia "Calçada de Carriche".
Também ela sobe a calçada, triste e cansada. Perdeu a esperança a meio da caminhada.
O espelho continua na sua frente. Nele vai passando a sua vida de menina feliz, de adolescente descontraída, de jovem adulta sonhadora.
As imagens já passaram, O espelho está baço. Ela quer ver. Não consegue.
Uma corrente de ar abre a janela. O ventinho da tarde fá-la estremecer.
Mete as mãos à cabeça. Solta o cabelo.
Que grande que ele está!. Escova-o. E escova-o. E escova-o.
Com o seu jeito de menina vai adornando a sua cabeça com leves caracóis escuros.
Vislumbra-se no espelho.
A imagem está pouco nítida. Gosta de se ver.
Endireita-se. O seu corpo tem tudo no seu lugar. A barriga não diz que gerou duas crianças. Afinal ainda está bonita.
Procura um vestido. O roupeiro tem alguns.
Qual? Este? O vermelho? O branco? Não, o verde- claro.
É a esperança que lhe sorri.
De joelhos, direita, com os braços dentro do vestido, vai sorrindo.
Estou viva!
Estou viva!
No espelho, a imagem nítida brilha como Estrela da tarde, num poente ce Verão.
Bons sonhos!!

1 Comments:

Blogger Júlia Pacheco said...

Amiga,
senti-me muito contente com esta tua ficção. Adorei! O meu quadro foi muito bem homenageado. A tua imaginação vai atrás de uma sugestão e traça esta bela história. Um abraço e espero que esta Maria e a da tela te façam muito boa companhia. Sempre que venha um pensamento negativo, agarra-te a elas e puxa a nossa Maria para cima. Gosto muito de ti, querida Amiga

15:23  

Enviar um comentário

<< Home