sábado, maio 13, 2006

Sábado à tarde

Estou aler o livro de J. Machado Vaz "O tempo dos espelhos".
Comprei-o porque ouvi uma entrevista (?) na Antena1. Lá se dizia que o autor era bisneto de Bernardino Machado. Fui à NET e não havia sinais de netos nem tão pouco de bisnetos do referido Presidente da República. Comprei o livro . E, às tantas, percebi que o médico J. Machado Vaz era neto da filha mais velha do Presidente.
Estava eu a ler o livro (com atenção porque acho a sua escrita um pouco difícil) quando me apercebi que o que ele contava eu já tinha ouvido falar. Diz o autor que um dia se meteu no carro com o seu filho e vieram, sem parar, da Provença à Invicta ( de que eu gosto muito, embora seja alfacinha).
A minha história tem algo de semelhante:
Havia um rapaz dos seus 19 anos que vivia numa vila à beira mar. Tinha feito o 5º ano (actual 9º ano) e precisava de alargar horizontes. Pegou numa mochila e aí vai ele Europa fora (isto é verdade e passou-se nos anos 60). Foi até à Suécia. Aquilo é que era um país. Tudo muito organizado, casas confortáveis, trabalho para todos e meninas livres sem preconceitos e mãezinhas ao lado.
E por lá viveu oito anos, oito vezes interrompidos. Quando chegava o Verão em Portugal, o cheiro do mar chamava-o e aí vinha ele, mochila às costas, para a sua vila tão amada.
Uma dessas vindas tornou-se penosa porque, se de um lado o mar o chamava, por outro lado o bolso não tinha dinheiro para a viagem. Habituado como estava a viajar à boleia, depressa se meteu à estrada pedindo a dita. Já desesperava; o frio e a fome começavam a aparecer. Passou um carro. Não parou. Fez marcha atrás. Abriu o vidro e perguntou em sueco :
-Quer boleia ? Para onde?
- Até onde o sr. me puder levar.
-Ó homem eu vou para o sul.
Óptimo eu vou para Portugal.
Já em português o dono do carro disse-lhe:
-Eu também sou português. Sou de Setúbal e vou para lá.
A vila do rapaz fica a 30 Km de Setúbal.
Bons sonhos!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E que belas histórias esse rapaz nos contava...da Suécia, do Pireu, do Mar, da Serra...

18:24  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

15:39  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

15:40  

Enviar um comentário

<< Home