sexta-feira, maio 05, 2006

Avó Júlia

Tinha 82 anos quando partiu. Conhecia-a há 16 anos. Chamavam-lhe tia Júlia mas, eu sempre achei que ela só era tia dos sobrinhos. Também não me dava jeito chamá-la D. Júlia; por isso chamava-lhe avó Júlia.
Tinha um problema de arteroesclerose muito avançado. Sempre fez a lida da casa até à véspera de falecer. E na sua casa vivia ela, o marido, o irmão e as netas que por lá apareciam diáriamente.
Quando a refeição levava arroz ela sentava-se antecipadamente na mesa a escolher o dito.
_-O arroz tem pedras e pode partir um dente.
Isto era dito sempre que o ritual da escolha do arroz se fazia. Também me lembro das suas sopas que levavam, além de outras coisas boas, um grande chouriço que lhe davam um sabor óptimo. Contudo, quando fazia cozido à portuguesa, colocava na panela um quarto de chouriço.
Era esposa de um pescador, filha de um vendedor de peixe e todos os seus ancestrais eram pescadores. Corria dentro de si o saber e sabor do peixe.
Quando o marido trazia o peixe para casa perguntava:
- O peixe matou de noite ou de manhã?
Se tivesse sido de noite já não era fresco e recusava-se a cozinhá-lo. A sua sopa de peixe era divinal. Aí vai a receita:
Numa panela põe-se ao lume 4 batatas, 2 cebolas, 2 tomates,, 1 colher de sopa de azeite e peixe de preferência variado, 1 raminho de cheiros. Quando o peixe estiver cozido retira-se o peixe da panela e passa-se tudo com a varinha mágica. Depois deita-se massinha e deixa-se cozer mais um pouco.-Não estão já a sentir o cheirinho?
Obrigada avó Júlia por tudo o que deu a todos. Desculpe não nos termos apercebido de quanto foi importante na nossa vida.
Bons sonhos!

6 Comments:

Blogger Cigana do Mar said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

19:31  
Blogger Cigana do Mar said...

È verdade a sopa da avó Júlia era realmente divinal, mas tu tb a sabes fazer mto bem. E o pão frito? Hum que delicia.... Em relação ao arroz, quem sai aos seus não degenera!

19:38  
Blogger Elora said...

Epá, a sopa de peixe da avó Júlia! E os filetes de xaputa? E mesmo o bem-dito cozido, era muita bom!
Agora mesmo consegui vê-la, sentada à mesa, curvada sobre o prato do arroz, com os óculos na ponta do nariz e o cabelo repartido ao meio... Nunca me lembro da mesa ter sido grande, mas cabiamos todos, não cabiamos?

19:48  
Anonymous Anónimo said...

Também a estou a ver a escolher o arroz.
A sopa era optima e as pescadinhas de rabo na boca fritas tb.
Porque será que as avós cozinham bem? Será que quando eu for avó tb vou cozinhar bem?
Eu acho que todos nos apercebemos como ela foi importante!
Teresa

20:59  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

15:39  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

15:40  

Enviar um comentário

<< Home